Make more!

Mulheres não precisam de maquiagem, mulheres GOSTAM de maquiagem. Eu acredito que a maquiagem não deva ser uma máscara, ela pode ser um toque a mais, uma vontade de ser diferente um dia, uma noite... uma levantada no astral, uma renovação!
Um carinho consigo mesma... Não me maquio tooodos os dias, mas gosto de me cuidar e de me sentir bonita, e nem sempre quero gastar tempo com isto! Prá isto criei este blog, prá mostrar algumas dicas e maneiras fáceis de usar a maquiagem a seu favor!

16 de set. de 2010

Cada pele com a sua base!!!

Estava há dias querendo escrever sobre as bases, porque elas são a "BASE" de tudo!rsrs...Mas primeiro quis pesquisar mais sobre o assunto para ter certeza daquilo que sempre acreditei: não basta só pensar em cor ou tipo(seca,normal,oleosa), cada pessoa tem seu tipo de base.
Quando comecei a procurar sobre matérias sobre o assunto... noooossa, de novo: blogs e mais blogs, resenhas, dicas, editoriais, blábláblá... toques interessantes, outros hum..., nada a ver! Resumindo, tive a impressão que se alguém que não entende do assunto, resolve procurar algo que lhe informe a respeito, se perde! Sério!
É muita informação, recheadas de várias opções, o mercado de cosméticos (todos já sabem disto) se expandiu de tal forma que a oferta que existe, cresce e se diversifica a cada instante. Bem, mas não é sobre economia de mercado que quero falar...Voltando às bases, na verdade voltanto às peles: acho que vai ser melhor identificar os tipos de pele e os produtos mais adequados para cada uma.

Pele normal
Quase ninguém sabe o que é isso...hehe, principalmente as brasileiras em geral. Como identificamos uma pele assim? Ela tem uma textura macia e é sedosa, não  fica marcada com facilidade como a seca e nem brilha em excesso como a oleosa. Pode usar qualquer tipo de base, sem maiores preocupações; claro que se ocorrer alguma acne, o mais indicado são produtos livres de óleos e não comedogênicos (não obstruem os poros). Para peles mais maduras, o ideal são as bases mais líquidas que não pesam nas linhas de expressão.

Pele mista
O tipo mais comum de pele, a grande maioria! Com diferentes intensidades de oleosidade ou secura, caracteriza-se pela famosa zona T: testa, nariz e queixo oleosos e face (bochecha e área dos olhos) normal à seca. Deve-se priorizar a parte mais oleosa, pois a face normalmente não necessita de maiores cuidados. Bases inteligentes que matificam a parte oleosa e hidratam o resto são uma  ótima opção, mas mais difíceis de encontrar; mais uma vez, bases líquidas, livres de óleos são indicadas; dependendo da necessidade de cobertura e do grau de oleosidade(menor) pode se optar por uma base compacta (tipo 2 ou 3 em1), pois ela tem acabamento de pó, permitindo uma maior cobertura de imperfeiçoes, mas normalmente é necesssário o uso de mais pó na  zona T. Evitar bases cremosas, pois elas podem deixar com aspecto mais oleoso todo o rosto. Existem ainda as bases mousse, a AVON tem uma base em bastão mousse ótima para este tipo de pele, ela é sequinha mas com uma textura suave e deixa a pele macia. Repetindo o toque de antes: em peles mistas mais maduras, o melhor sempre são as bases mais líquidas em todo o rosto e um bom pó só na zona T.

Pele seca
Esta pele de aparência opaca e textura áspera,  necessita de bases cremosas e hidratantes, para uma maior cobertura; bases leves também são aceitas, principalmente se forem hidratantes e no caso de peles já marcadas por linhas de expressão. Bases compactas desde que não muito secas, podem ser usadas no caso de peles mais jovens que necessitem maiores correções como disfarçar olheiras. Evite o uso de pós compacto.

Pele oleosa
Uma das peles mais difíceis de maquiar, pois em função do excesso de oleosidade, os produtos aplicados tendem a "escorrer" não permitindo a fixação da base. O ideal nestes casos, é uma maior preparação da pele: um tônico adstringente, ou um fluido matificante e um primer antes da base, eles tem o poder de fechar os poros, diminuindo assim a secreção de óleo, deixando a pele pronta para a base. Esta deve ser sempre à base de água, livre de óleo e de preferência matificante, algumas bases em bastão são bem secas, favorecendo este tipo de pele. As bases minerais em pó também são aconselháveis, por sua textura e por não obstruir os poros. Bases líquidas e leves também podem ser usadas, desde que não haja necessidade de uma maior cobertura, como no caso de acnes e olheiras mais escuras, lembrando sempre que devem ser oil-free. O uso do pó compacto sempre é bem vindo, ele ajuda a fixar a base por mais tempo e existem alguns especiais para este tipo de pele.

Existem muitos produtos novos, novos tipos de bases, preparadores de pele (primers), alguns baratinhos outros carésimos! Esta é uma questão bem importante: custo! Mas tenham certeza que onde mais deve se investir em produtos de maquiagem é na base, pois é ela que fica em contato direto com a pele, por isso temos que pensar em custo-benefício, bases de boa qualidade são realmente mais caras, mas o investimento vale a pena, porque além de deixar a pele mais bonita, algumas até tratam e protegem!

Agora a cor!
Esta é outra questão muiiiito séria! Nossas peles possuem várias tonalidades e cores, nem sempre encontramos a cor e tom certo... como achar a base correta?
Em primeiro lugar: sempre o mais recomendado é testar na própria pele do rosto, o melhor é no queixo, para que possamos comparar com o tom da pele do pescoço.
A base deve sempre ser no tom mais próximo da pele, para que quando usada fique bem homogênea, com o pescoço e o colo. No máximo ela pode ser um pouco mais clara, nunca mais escura; e deve se prestar bem atenção à tonalidade: bege, rosada, amarelada, pois se usarmos um tom muito diferente também pode ficar artificial! Peles morenas à negras também tem que ter muito cuidado, pois a variedade de tons da pele são muitas, e a base utilizada deve ser no tom exato da pele, para não destoar do pescoço.

O que eu sugiro é procurar, pesquisar e principalmente testar! Peles iguais podem reagir de forma diferente ao mesmo produto. Se você ainda tiver mais alguma dúvida, comentem ou entrem em contato comigo através do e-mail belinda@sinos.net, terei o maior prazer em ajudar! Além disso, se houver interesse, ofereço consultoria e cursos de auto-maquiagem personalizados à domicílio, individuais ou em pequenos grupos, é só agendar!
Por hoje é isto! Na próxima postagem mais sobre formatos de rostos, aguardem...
Um abraço!

2 comentários:

  1. Boas dicas...
    Eu tenho alergia à maior parte das maquiagens e não tenho grana e nem mto gosto pra ficar investindo em make... ;(
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Alergia é complicado! Realmente os produtos específicos são caros e em menor variedade, o melhor é investir numa boa hidratação e talvez procurar uma base adequada em farmácias de manipulação, e nem sempre esse tipo de base manipulada é cara!Obrigada pela "visita"! Bjs!

    ResponderExcluir