Make more!

Mulheres não precisam de maquiagem, mulheres GOSTAM de maquiagem. Eu acredito que a maquiagem não deva ser uma máscara, ela pode ser um toque a mais, uma vontade de ser diferente um dia, uma noite... uma levantada no astral, uma renovação!
Um carinho consigo mesma... Não me maquio tooodos os dias, mas gosto de me cuidar e de me sentir bonita, e nem sempre quero gastar tempo com isto! Prá isto criei este blog, prá mostrar algumas dicas e maneiras fáceis de usar a maquiagem a seu favor!

1 de set. de 2010

Corretivo: o uso certo no tom e textura necessários!

Hoje vou falar dos corretivos! 
A "grande dúvida": -mais claro ou escuro? Bem, ...tudo depende! Mas antes de chegarmos no tom, vamos falar na textura:
- existem corretivos líquidos, mais indicados para peles secas e com linhas de expressão, por serem mais fluidos a pele absorve mais e cria um aspecto mais leve e natural; ideal para a região dos olhos e linhas ao redor da boca;
- os corretivos cremosos, são mais densos, normalmente vêm em potinhos, têm uma cobertura  maior, mas não deve ser usado por quem tem peles oleosas. São melhores para áreas maiores e lisas.
- os de bastão, são os mais indicados para olheiras mais escuras, mas para peles mais jovens, pois eles tendem a acentuar a linhas de expressão dessa região.
Além disso, também são ótimos para disfarçar manchas e espinhas avermelhadas.
- os lápis corretivos, por serem bem mais secos, são ótimos para corrigir pequenas imperfeições como acnes e vasinhos vermelhos. Para as peles oleosas podem ser usados em áreas maiores também.

Agora as tonalidades! Existem no mercado, além dos tons de pele, os corretivos coloridos: verde, amarelo e lilás. Eles são usados como neutralizadores de cor, é um princípio da colorimetria: cores opostas se neutralizam ou formam uma combinação que cria um resultado natural de pele!
À príncipio, (sim, à príncipio!dps explico...):
- Verde: para ser usado em manchas e espinhas avermelhadas (qdo a gente mistura tinta vermelha e verde não dá marrom?...é isto!)
- Amarelo: manchas e olheiras amarronzadas ou arroxeadas (o amarelo clareia o marrom e neutraliza o roxo, como o de hematomas!)
- Lilás:para acnes inflamadas e aquelas olheiras amareladas (vice e versa: roxo neutraliza o amarelo...)


Mas preciso ser sincera com vocês, eu não uso corretivos coloridos! Sei que eles funcionam, mas precisam ser de ótima qualidade, só que nem sempre se obtêm o resultado desejado... e prá não correr o risco de sair com a carinha toda colorida, prefiro disfarçar com os tons de pele na textura adequada ao problema e à pele.


Vamos às imperfeições mais chatinhas de corrigir:
- olheiras bem escuras em peles muito claras, primeiro passe um corretivo três tons mais escuros, para peles jovens o de bastão, nas maduras o líquido. Aplique com pincel e dps as famosas batidinhas dos dedos(sempre!), em seguida a base do seu tom de pele em todo o rosto, tomando cuidado para não "esfregar" na olheiras e sim espalhar de leve com uma esponjinha para homogeneizar o tom. Provavelmente "elas" ainda estarão aparecendo, então agora passe mais um corretivo, este na cor exata da sua pele(bastão ou líquido). Mais batidinhas, e elas devem ter sumido! Ainda estão querendo aparecer na foto? Pegue aquele pó compacto bem clarinho e de textura fina e pincele de leve, além de fixar, ajudar a clarear mais um pouco!


Trabalhoso? É... olheira escuras são difíceis! Mas vale a pena para acabar com elas!


- quando as olheiras são mais claras(mais de cansaço), é mais tranquilo... um corretivo no tom exato da pele costuma resolver. Mas, se for uma pele mais madura, deve se tomar o cuidado de não aplicar em excesso, pois isso pode marcar muito a pele; use corretivo líquidos e como falei na postagem anterior: um iluminador gel ajuda muito!


- espinhas: para as vermelhinhas, depois de passar uma base de boa cobertura adequada ao seu tipo e tom de pele, aplique um corretivo adequado a seu tipo de pele apenas naquelas mais aparentes. A melhor maneira é aplicar com dedo de leve para não retirar a base e não espalhar demais o produto. Em seguida o pó compacto para fixar, e da mesma forma colocado de leve no local da acne para não retirar o que já foi passado. Qdo temos uma espinha isolada, e maior, ela acaba se destacando mais, às vezes pode ser necessário depois de terminar toda a maquiagem, retocar com um pó compacto mais claro adicionando com um aplicador de esponjinha apenas em cima dela. Dêem uma olhada aqui e confiram o resultado de uma maquiagem em pele clara com pequenas acnes.


- manchas: aqui, mais uma vez, tudo depende... tamanho, definição, tonalidade em relação à pele...aquelas manchinhas de sol, nem sempre conseguimos disfarçar completamente, principalmente numa pele mais clara. Conforme o tamanho da área atingida é aconselhável passar uma base de boa cobertura e mais escura que a pele, para depois uniformizar com outra mais clara.


Resumindo: corretivos são ótimos aliados da nossa beleza, usando sem exageros para não cometer o erro de com isso salientar mais o problema que queremos disfarçar!


Espero ter ajudado, e se quiserem, postem comentários com suas dúvidas que com certeza responderei com o maior prazer!
Em breve mais postagens com fotos e passo a passo de maquiagens de festa!







Um comentário:

  1. Oi!! Adorei esse post. Adoraria ver dicas é técnicas para quem vai trabalhar profissionalmente como maquiadora (que é o que pretendo). Já anotei aqui muitas dicas suas!! Abs!!

    ResponderExcluir