Estava há dias querendo escrever sobre as bases, porque elas são a "BASE" de tudo!rsrs...Mas primeiro quis pesquisar mais sobre o assunto para ter certeza daquilo que sempre acreditei: não basta só pensar em cor ou tipo(seca,normal,oleosa), cada pessoa tem seu tipo de base.
Quando comecei a procurar sobre matérias sobre o assunto... noooossa, de novo: blogs e mais blogs, resenhas, dicas, editoriais, blábláblá... toques interessantes, outros hum..., nada a ver! Resumindo, tive a impressão que se alguém que não entende do assunto, resolve procurar algo que lhe informe a respeito, se perde! Sério!
É muita informação, recheadas de várias opções, o mercado de cosméticos (todos já sabem disto) se expandiu de tal forma que a oferta que existe, cresce e se diversifica a cada instante. Bem, mas não é sobre economia de mercado que quero falar...Voltando às bases, na verdade voltanto às peles: acho que vai ser melhor identificar os tipos de pele e os produtos mais adequados para cada uma.
Pele normal
Quase ninguém sabe o que é isso...hehe, principalmente as brasileiras em geral. Como identificamos uma pele assim? Ela tem uma textura macia e é sedosa, não fica marcada com facilidade como a seca e nem brilha em excesso como a oleosa. Pode usar qualquer tipo de base, sem maiores preocupações; claro que se ocorrer alguma acne, o mais indicado são produtos livres de óleos e não comedogênicos (não obstruem os poros). Para peles mais maduras, o ideal são as bases mais líquidas que não pesam nas linhas de expressão.
Pele mista
O tipo mais comum de pele, a grande maioria! Com diferentes intensidades de oleosidade ou secura, caracteriza-se pela famosa zona T: testa, nariz e queixo oleosos e face (bochecha e área dos olhos) normal à seca. Deve-se priorizar a parte mais oleosa, pois a face normalmente não necessita de maiores cuidados. Bases inteligentes que matificam a parte oleosa e hidratam o resto são uma ótima opção, mas mais difíceis de encontrar; mais uma vez, bases líquidas, livres de óleos são indicadas; dependendo da necessidade de cobertura e do grau de oleosidade(menor) pode se optar por uma base compacta (tipo 2 ou 3 em1), pois ela tem acabamento de pó, permitindo uma maior cobertura de imperfeiçoes, mas normalmente é necesssário o uso de mais pó na zona T. Evitar bases cremosas, pois elas podem deixar com aspecto mais oleoso todo o rosto. Existem ainda as bases mousse, a AVON tem uma base em bastão mousse ótima para este tipo de pele, ela é sequinha mas com uma textura suave e deixa a pele macia. Repetindo o toque de antes: em peles mistas mais maduras, o melhor sempre são as bases mais líquidas em todo o rosto e um bom pó só na zona T.
Pele seca
Esta pele de aparência opaca e textura áspera, necessita de bases cremosas e hidratantes, para uma maior cobertura; bases leves também são aceitas, principalmente se forem hidratantes e no caso de peles já marcadas por linhas de expressão. Bases compactas desde que não muito secas, podem ser usadas no caso de peles mais jovens que necessitem maiores correções como disfarçar olheiras. Evite o uso de pós compacto.
Pele oleosa
Uma das peles mais difíceis de maquiar, pois em função do excesso de oleosidade, os produtos aplicados tendem a "escorrer" não permitindo a fixação da base. O ideal nestes casos, é uma maior preparação da pele: um tônico adstringente, ou um fluido matificante e um primer antes da base, eles tem o poder de fechar os poros, diminuindo assim a secreção de óleo, deixando a pele pronta para a base. Esta deve ser sempre à base de água, livre de óleo e de preferência matificante, algumas bases em bastão são bem secas, favorecendo este tipo de pele. As bases minerais em pó também são aconselháveis, por sua textura e por não obstruir os poros. Bases líquidas e leves também podem ser usadas, desde que não haja necessidade de uma maior cobertura, como no caso de acnes e olheiras mais escuras, lembrando sempre que devem ser oil-free. O uso do pó compacto sempre é bem vindo, ele ajuda a fixar a base por mais tempo e existem alguns especiais para este tipo de pele.
Existem muitos produtos novos, novos tipos de bases, preparadores de pele (primers), alguns baratinhos outros carésimos! Esta é uma questão bem importante: custo! Mas tenham certeza que onde mais deve se investir em produtos de maquiagem é na base, pois é ela que fica em contato direto com a pele, por isso temos que pensar em custo-benefício, bases de boa qualidade são realmente mais caras, mas o investimento vale a pena, porque além de deixar a pele mais bonita, algumas até tratam e protegem!
Agora a cor!
Esta é outra questão muiiiito séria! Nossas peles possuem várias tonalidades e cores, nem sempre encontramos a cor e tom certo... como achar a base correta?
Em primeiro lugar: sempre o mais recomendado é testar na própria pele do rosto, o melhor é no queixo, para que possamos comparar com o tom da pele do pescoço.
A base deve sempre ser no tom mais próximo da pele, para que quando usada fique bem homogênea, com o pescoço e o colo. No máximo ela pode ser um pouco mais clara, nunca mais escura; e deve se prestar bem atenção à tonalidade: bege, rosada, amarelada, pois se usarmos um tom muito diferente também pode ficar artificial! Peles morenas à negras também tem que ter muito cuidado, pois a variedade de tons da pele são muitas, e a base utilizada deve ser no tom exato da pele, para não destoar do pescoço.
O que eu sugiro é procurar, pesquisar e principalmente testar! Peles iguais podem reagir de forma diferente ao mesmo produto. Se você ainda tiver mais alguma dúvida, comentem ou entrem em contato comigo através do e-mail belinda@sinos.net, terei o maior prazer em ajudar! Além disso, se houver interesse, ofereço consultoria e cursos de auto-maquiagem personalizados à domicílio, individuais ou em pequenos grupos, é só agendar!
Por hoje é isto! Na próxima postagem mais sobre formatos de rostos, aguardem...
Um abraço!
Make more!
Mulheres não precisam de maquiagem, mulheres GOSTAM de maquiagem. Eu acredito que a maquiagem não deva ser uma máscara, ela pode ser um toque a mais, uma vontade de ser diferente um dia, uma noite... uma levantada no astral, uma renovação!
Um carinho consigo mesma... Não me maquio tooodos os dias, mas gosto de me cuidar e de me sentir bonita, e nem sempre quero gastar tempo com isto! Prá isto criei este blog, prá mostrar algumas dicas e maneiras fáceis de usar a maquiagem a seu favor!
Um carinho consigo mesma... Não me maquio tooodos os dias, mas gosto de me cuidar e de me sentir bonita, e nem sempre quero gastar tempo com isto! Prá isto criei este blog, prá mostrar algumas dicas e maneiras fáceis de usar a maquiagem a seu favor!
Páginas
16 de set. de 2010
10 de set. de 2010
blush!blush!blush!
Dando uma olhadinha no Twitter, recebi um tt da @tanarabrasil e vi esta matéria sobre aplicação de blush, eu até estava preparando uma postagem específica sobre isto, mas achei ótimas as dicas deste site:
Guia do blush
Dê uma conferida! Explica super bem e se você ainda tiver alguma dúvida, comente! Terei o maior prazer em responder! Ah, ainda estou preparando a postagem sobre bases, aguardem!
Beijos!
Guia do blush
Dê uma conferida! Explica super bem e se você ainda tiver alguma dúvida, comente! Terei o maior prazer em responder! Ah, ainda estou preparando a postagem sobre bases, aguardem!
Beijos!
9 de set. de 2010
De tudo um pouco!
Cada vez me impressiono mais com este mundo dos blogs! É incrível a variedade e diversidade que existem... isto que só andei pesquisando na minha área! Me sinto ao mesmo tempo maravilhada e atarantada sem saber onde ir primeiro.
Como sou iniciante nesta blogosfera ainda me perco nos seu caminhos; e imagino que existam mais mulheres (falo em mulheres por ser mais o meu público) que se sentem como eu! Eu não sou da geração Y, X, Z...estou mais para M, H... consigo aceitar, lidar com esta nova tecnologia, mas entender mesmo tudinho... nahan...
Ontem fiquei passeando por vários blogs, noooossa! Com relação à maquiagens, tem para todos os gostos. Já comentei por aqui a respeito disto, citando alguns que achei bem bacanas.
Cheguei à conclusão que é muita informação de uma vez só para uma reles mortal como eu! Havia pensado em falar mais sobre produtos e cosméticos, mas percebi que minha realidade é outra: sinceramente não tenho como falar sobre este ou aquele lançamento, são muitos! novidades mil, daqui e de fora, algumas com valores que não cabem na minha realidade... Então decidi que vou continuar falando sobre maquiagens, com os produtos que uso diariamente, mas com a intenção de mostrar e dar dicas de como usar a maquiagem a seu favor. Para complementar, vou indicar blogs que eu acho interessantes e que falam de produtos também!
Para começar:
http://www.truquesdemaquiagem.com.br/
Este blog eu acho muito legal! Divertido e interessante...não é tudo para meu bolso, mas mostra truques muito bons e fala a verdade sobre os produtos testados.
http://shampoodelaranja.virgula.uol.com.br/
Alguns blogs, como este, promovem sorteios ótimos, o Shampoo de Laranja, é bem variado, fala de tudo sobre beleza e faz muitas promoções. Vale a pena conferir!
http://www.eumaquio.com/
Muita variedade, moda e beleza! Dá para passear bastante!
http://mandinhaglam.blogspot.com/
Este blog eu conheci através do twitter, adorei as cerejas da página dela, acabei seguindo o blog também; novidades, dicas e ótimas idéias, dêem uma olhadinha!
Por hoje é isto, vou continuar pesquisando e mostrando para vocês o que descubro!
Próxima postagem: tipos de base para cada tipo de pele!
Abraço!
Como sou iniciante nesta blogosfera ainda me perco nos seu caminhos; e imagino que existam mais mulheres (falo em mulheres por ser mais o meu público) que se sentem como eu! Eu não sou da geração Y, X, Z...estou mais para M, H... consigo aceitar, lidar com esta nova tecnologia, mas entender mesmo tudinho... nahan...
Ontem fiquei passeando por vários blogs, noooossa! Com relação à maquiagens, tem para todos os gostos. Já comentei por aqui a respeito disto, citando alguns que achei bem bacanas.
Cheguei à conclusão que é muita informação de uma vez só para uma reles mortal como eu! Havia pensado em falar mais sobre produtos e cosméticos, mas percebi que minha realidade é outra: sinceramente não tenho como falar sobre este ou aquele lançamento, são muitos! novidades mil, daqui e de fora, algumas com valores que não cabem na minha realidade... Então decidi que vou continuar falando sobre maquiagens, com os produtos que uso diariamente, mas com a intenção de mostrar e dar dicas de como usar a maquiagem a seu favor. Para complementar, vou indicar blogs que eu acho interessantes e que falam de produtos também!
Para começar:
http://www.truquesdemaquiagem.com.br/
Este blog eu acho muito legal! Divertido e interessante...não é tudo para meu bolso, mas mostra truques muito bons e fala a verdade sobre os produtos testados.
http://shampoodelaranja.virgula.uol.com.br/
Alguns blogs, como este, promovem sorteios ótimos, o Shampoo de Laranja, é bem variado, fala de tudo sobre beleza e faz muitas promoções. Vale a pena conferir!
http://www.eumaquio.com/
Muita variedade, moda e beleza! Dá para passear bastante!
http://mandinhaglam.blogspot.com/
Este blog eu conheci através do twitter, adorei as cerejas da página dela, acabei seguindo o blog também; novidades, dicas e ótimas idéias, dêem uma olhadinha!
Por hoje é isto, vou continuar pesquisando e mostrando para vocês o que descubro!
Próxima postagem: tipos de base para cada tipo de pele!
Abraço!
7 de set. de 2010
minhas palavras
Se você gosta de misturar... maquiagem e poesia?
por que não?
clique aqui e veja palavras escritas em momentos passados há muito tempo, mas que trazem boas lembranças... prá quem curte sentimentos!
Um abraço!
por que não?
clique aqui e veja palavras escritas em momentos passados há muito tempo, mas que trazem boas lembranças... prá quem curte sentimentos!
Um abraço!
2 de set. de 2010
Do cinza ao preto! O pedido da enquete...
Olá! Lembram que já apresentei à vocês a Ciliane e a Monique? Pois hoje vou lhes mostrar a Jenifer!
Como ainda não "domei" a câmera fotográfica...por falta da luz adequada, não pude fazer um close de olhos dessas fotos, mas não faz mal! A Jenifer ficou beem linda! Vejam só que morena:
Linda! Esse foi o resultado final da maquiagem que fiz na Fer...
Olhos bem marcados com sombra preta, mas com alguns pontos iluminados para não pesar a expressão do olhar.
A seguir vou mostrar desde o início como fiz este visual.
Primeiro, a Jenifer ao natural, para observarmos alguns pontos que foram corrigidos valorizando seus traços:
Jenifer possui um rosto triangular, (em breve farei uma postagem específica sobre formatos), pois o topo da testa é menor em relação ao maxilar, mas nada muito acentuado. As maçãs do rosto são um pouco salientes, o que ameniza este formato. Sua pele é bem homogênea e com poucas olheiras... fácil, fácil!
Nesta foto temos só a base, corretivo e pó; Jenifer tem pele normal e lisinha... uma beleza! Mas mesmo assim, sempre fica melhor cobrir com uma base líquida, na cor exata da pele. Passei a base com uma esponja e o corretivo com um pincel macio, cuidando para não deixar excessos que possam se tornar marcas. O corretivo que usei foi em bastão também no mesmo tom da base, por ser mais denso, ele cobre muito bem as olheiras e foi aplicado no canto interno dos olhos, inferior e superior. Agora o pó compacto: primeiro um bem claro, passado com pincel em todo o rosto, para ajudar a fixar a base e o corretivo. Para as pequenas correções, apliquei um pó compacto mais escuro com um pincel menor na pontinha do nariz e nas laterais entre os olhos, na base do queixo, e nas maçãs do rosto; em seguida apliquei um iluminador, no queixo e acima das maçãs.
Vejam a maquiagem dos olhos em tons de cinza!
Primeiro passei uma sombra cremosa em bisnaga, bem clarinha em toda a pálpebra, com um pincel, espalhei uma sombra branca na pálpebra móvel e rente às sobrancelhas. No côncavo interno usei uma sombra bege rosado para dar apenas um pouco de profundidade e no canto externo, sempre aplicando de fora para dentro, uma sombra grafite espalhada levemente com um pincel bem macio. O truque para não errar, é passar de pouco em pouco... depois de esfregar o pincel na sombra, dê uma batidinha nele, assim o excesso cai e evita acumulo do produto na pele. Eu aplico a sombra grafite depois pego um pouco da bege, misturo com o pincel onde elas se encontram para esfumar, criando um degradê de tons, fazendo aos poucos e sempre passando o pincel de leve, às vezes uso um outro pincel limpo para tirar os excessos e "misturar" os tons, claro que sem esfregar demais! Para completar, um contorno bem suave de lápis preto nos cílios inferiores, lápis branco por dentro e máscara de cílios preta. Dei um toque de cor com um blush coral e um gloss rosado bem brilhoso! Agora vamos ao preto total!
Sombra preta é um perigo! Borra, cai pózinho no rosto... às vêzes fica exagerado!
Neste make, eu primeiro passei um delineador líquido preto e espalhei com a ponta para esfumar do lápis de contorno. Não precisa se preocupar com o traço, porque é só para facilitar e ficar bem preto sem precisar usar um monte de sombra. Depois do delineador, com um aplicador de esponjinha, coloco uma sombra grafite escura e opaca em cima, na pálpebra móvel; tirando o excesso com um pincel, espalhando de leve para o côncavo, repeti esses passos mais uma vez, para ter o efeito que queria: muuuito preto!
Mas reparem nos olhos fechados, que nos cantos internos da pálpebra móvel, a sombra é mais suave. Nesta área eu esfumei com um pincel misturando uma sombra bege para não pesar demais o olhar da Jenifer. Acentuando apenas os cantos externos, o que além de marcar os olhos, transforma a expressão e a fisionomia da Fer. Finalizei usando um gloss bem clarinho e luminoso para contrastar com o escuro do olhos.
Reparem na diferença entre as três fotos: três visuais, três estilos, uma nova mulher para momentos diferentes!
Obrigado Jenifer, valeu a força!
Se quiserem mais alguma explicação, comentem!
Um abraço e até a próxima!
Como ainda não "domei" a câmera fotográfica...por falta da luz adequada, não pude fazer um close de olhos dessas fotos, mas não faz mal! A Jenifer ficou beem linda! Vejam só que morena:
Linda! Esse foi o resultado final da maquiagem que fiz na Fer...
Olhos bem marcados com sombra preta, mas com alguns pontos iluminados para não pesar a expressão do olhar.
A seguir vou mostrar desde o início como fiz este visual.
Primeiro, a Jenifer ao natural, para observarmos alguns pontos que foram corrigidos valorizando seus traços:
Jenifer possui um rosto triangular, (em breve farei uma postagem específica sobre formatos), pois o topo da testa é menor em relação ao maxilar, mas nada muito acentuado. As maçãs do rosto são um pouco salientes, o que ameniza este formato. Sua pele é bem homogênea e com poucas olheiras... fácil, fácil!
Nesta foto temos só a base, corretivo e pó; Jenifer tem pele normal e lisinha... uma beleza! Mas mesmo assim, sempre fica melhor cobrir com uma base líquida, na cor exata da pele. Passei a base com uma esponja e o corretivo com um pincel macio, cuidando para não deixar excessos que possam se tornar marcas. O corretivo que usei foi em bastão também no mesmo tom da base, por ser mais denso, ele cobre muito bem as olheiras e foi aplicado no canto interno dos olhos, inferior e superior. Agora o pó compacto: primeiro um bem claro, passado com pincel em todo o rosto, para ajudar a fixar a base e o corretivo. Para as pequenas correções, apliquei um pó compacto mais escuro com um pincel menor na pontinha do nariz e nas laterais entre os olhos, na base do queixo, e nas maçãs do rosto; em seguida apliquei um iluminador, no queixo e acima das maçãs.
Vejam a maquiagem dos olhos em tons de cinza!
Primeiro passei uma sombra cremosa em bisnaga, bem clarinha em toda a pálpebra, com um pincel, espalhei uma sombra branca na pálpebra móvel e rente às sobrancelhas. No côncavo interno usei uma sombra bege rosado para dar apenas um pouco de profundidade e no canto externo, sempre aplicando de fora para dentro, uma sombra grafite espalhada levemente com um pincel bem macio. O truque para não errar, é passar de pouco em pouco... depois de esfregar o pincel na sombra, dê uma batidinha nele, assim o excesso cai e evita acumulo do produto na pele. Eu aplico a sombra grafite depois pego um pouco da bege, misturo com o pincel onde elas se encontram para esfumar, criando um degradê de tons, fazendo aos poucos e sempre passando o pincel de leve, às vezes uso um outro pincel limpo para tirar os excessos e "misturar" os tons, claro que sem esfregar demais! Para completar, um contorno bem suave de lápis preto nos cílios inferiores, lápis branco por dentro e máscara de cílios preta. Dei um toque de cor com um blush coral e um gloss rosado bem brilhoso! Agora vamos ao preto total!
Sombra preta é um perigo! Borra, cai pózinho no rosto... às vêzes fica exagerado!
Neste make, eu primeiro passei um delineador líquido preto e espalhei com a ponta para esfumar do lápis de contorno. Não precisa se preocupar com o traço, porque é só para facilitar e ficar bem preto sem precisar usar um monte de sombra. Depois do delineador, com um aplicador de esponjinha, coloco uma sombra grafite escura e opaca em cima, na pálpebra móvel; tirando o excesso com um pincel, espalhando de leve para o côncavo, repeti esses passos mais uma vez, para ter o efeito que queria: muuuito preto!
Mas reparem nos olhos fechados, que nos cantos internos da pálpebra móvel, a sombra é mais suave. Nesta área eu esfumei com um pincel misturando uma sombra bege para não pesar demais o olhar da Jenifer. Acentuando apenas os cantos externos, o que além de marcar os olhos, transforma a expressão e a fisionomia da Fer. Finalizei usando um gloss bem clarinho e luminoso para contrastar com o escuro do olhos.
Reparem na diferença entre as três fotos: três visuais, três estilos, uma nova mulher para momentos diferentes!
Obrigado Jenifer, valeu a força!
Se quiserem mais alguma explicação, comentem!
Um abraço e até a próxima!
1 de set. de 2010
Corretivo: o uso certo no tom e textura necessários!
Hoje vou falar dos corretivos!
A "grande dúvida": -mais claro ou escuro? Bem, ...tudo depende! Mas antes de chegarmos no tom, vamos falar na textura:
- existem corretivos líquidos, mais indicados para peles secas e com linhas de expressão, por serem mais fluidos a pele absorve mais e cria um aspecto mais leve e natural; ideal para a região dos olhos e linhas ao redor da boca;
- os corretivos cremosos, são mais densos, normalmente vêm em potinhos, têm uma cobertura maior, mas não deve ser usado por quem tem peles oleosas. São melhores para áreas maiores e lisas.
- os de bastão, são os mais indicados para olheiras mais escuras, mas para peles mais jovens, pois eles tendem a acentuar a linhas de expressão dessa região.
Além disso, também são ótimos para disfarçar manchas e espinhas avermelhadas.
- os lápis corretivos, por serem bem mais secos, são ótimos para corrigir pequenas imperfeições como acnes e vasinhos vermelhos. Para as peles oleosas podem ser usados em áreas maiores também.
Agora as tonalidades! Existem no mercado, além dos tons de pele, os corretivos coloridos: verde, amarelo e lilás. Eles são usados como neutralizadores de cor, é um princípio da colorimetria: cores opostas se neutralizam ou formam uma combinação que cria um resultado natural de pele!
À príncipio, (sim, à príncipio!dps explico...):
- Verde: para ser usado em manchas e espinhas avermelhadas (qdo a gente mistura tinta vermelha e verde não dá marrom?...é isto!)
- Amarelo: manchas e olheiras amarronzadas ou arroxeadas (o amarelo clareia o marrom e neutraliza o roxo, como o de hematomas!)
- Lilás:para acnes inflamadas e aquelas olheiras amareladas (vice e versa: roxo neutraliza o amarelo...)
Mas preciso ser sincera com vocês, eu não uso corretivos coloridos! Sei que eles funcionam, mas precisam ser de ótima qualidade, só que nem sempre se obtêm o resultado desejado... e prá não correr o risco de sair com a carinha toda colorida, prefiro disfarçar com os tons de pele na textura adequada ao problema e à pele.
Vamos às imperfeições mais chatinhas de corrigir:
- olheiras bem escuras em peles muito claras, primeiro passe um corretivo três tons mais escuros, para peles jovens o de bastão, nas maduras o líquido. Aplique com pincel e dps as famosas batidinhas dos dedos(sempre!), em seguida a base do seu tom de pele em todo o rosto, tomando cuidado para não "esfregar" na olheiras e sim espalhar de leve com uma esponjinha para homogeneizar o tom. Provavelmente "elas" ainda estarão aparecendo, então agora passe mais um corretivo, este na cor exata da sua pele(bastão ou líquido). Mais batidinhas, e elas devem ter sumido! Ainda estão querendo aparecer na foto? Pegue aquele pó compacto bem clarinho e de textura fina e pincele de leve, além de fixar, ajudar a clarear mais um pouco!
Trabalhoso? É... olheira escuras são difíceis! Mas vale a pena para acabar com elas!
- quando as olheiras são mais claras(mais de cansaço), é mais tranquilo... um corretivo no tom exato da pele costuma resolver. Mas, se for uma pele mais madura, deve se tomar o cuidado de não aplicar em excesso, pois isso pode marcar muito a pele; use corretivo líquidos e como falei na postagem anterior: um iluminador gel ajuda muito!
- espinhas: para as vermelhinhas, depois de passar uma base de boa cobertura adequada ao seu tipo e tom de pele, aplique um corretivo adequado a seu tipo de pele apenas naquelas mais aparentes. A melhor maneira é aplicar com dedo de leve para não retirar a base e não espalhar demais o produto. Em seguida o pó compacto para fixar, e da mesma forma colocado de leve no local da acne para não retirar o que já foi passado. Qdo temos uma espinha isolada, e maior, ela acaba se destacando mais, às vezes pode ser necessário depois de terminar toda a maquiagem, retocar com um pó compacto mais claro adicionando com um aplicador de esponjinha apenas em cima dela. Dêem uma olhada aqui e confiram o resultado de uma maquiagem em pele clara com pequenas acnes.
- manchas: aqui, mais uma vez, tudo depende... tamanho, definição, tonalidade em relação à pele...aquelas manchinhas de sol, nem sempre conseguimos disfarçar completamente, principalmente numa pele mais clara. Conforme o tamanho da área atingida é aconselhável passar uma base de boa cobertura e mais escura que a pele, para depois uniformizar com outra mais clara.
Resumindo: corretivos são ótimos aliados da nossa beleza, usando sem exageros para não cometer o erro de com isso salientar mais o problema que queremos disfarçar!
Espero ter ajudado, e se quiserem, postem comentários com suas dúvidas que com certeza responderei com o maior prazer!
Em breve mais postagens com fotos e passo a passo de maquiagens de festa!
A "grande dúvida": -mais claro ou escuro? Bem, ...tudo depende! Mas antes de chegarmos no tom, vamos falar na textura:
- existem corretivos líquidos, mais indicados para peles secas e com linhas de expressão, por serem mais fluidos a pele absorve mais e cria um aspecto mais leve e natural; ideal para a região dos olhos e linhas ao redor da boca;
- os corretivos cremosos, são mais densos, normalmente vêm em potinhos, têm uma cobertura maior, mas não deve ser usado por quem tem peles oleosas. São melhores para áreas maiores e lisas.
- os de bastão, são os mais indicados para olheiras mais escuras, mas para peles mais jovens, pois eles tendem a acentuar a linhas de expressão dessa região.
Além disso, também são ótimos para disfarçar manchas e espinhas avermelhadas.
- os lápis corretivos, por serem bem mais secos, são ótimos para corrigir pequenas imperfeições como acnes e vasinhos vermelhos. Para as peles oleosas podem ser usados em áreas maiores também.
Agora as tonalidades! Existem no mercado, além dos tons de pele, os corretivos coloridos: verde, amarelo e lilás. Eles são usados como neutralizadores de cor, é um princípio da colorimetria: cores opostas se neutralizam ou formam uma combinação que cria um resultado natural de pele!
À príncipio, (sim, à príncipio!dps explico...):
- Verde: para ser usado em manchas e espinhas avermelhadas (qdo a gente mistura tinta vermelha e verde não dá marrom?...é isto!)
- Amarelo: manchas e olheiras amarronzadas ou arroxeadas (o amarelo clareia o marrom e neutraliza o roxo, como o de hematomas!)
- Lilás:para acnes inflamadas e aquelas olheiras amareladas (vice e versa: roxo neutraliza o amarelo...)
Mas preciso ser sincera com vocês, eu não uso corretivos coloridos! Sei que eles funcionam, mas precisam ser de ótima qualidade, só que nem sempre se obtêm o resultado desejado... e prá não correr o risco de sair com a carinha toda colorida, prefiro disfarçar com os tons de pele na textura adequada ao problema e à pele.
Vamos às imperfeições mais chatinhas de corrigir:
- olheiras bem escuras em peles muito claras, primeiro passe um corretivo três tons mais escuros, para peles jovens o de bastão, nas maduras o líquido. Aplique com pincel e dps as famosas batidinhas dos dedos(sempre!), em seguida a base do seu tom de pele em todo o rosto, tomando cuidado para não "esfregar" na olheiras e sim espalhar de leve com uma esponjinha para homogeneizar o tom. Provavelmente "elas" ainda estarão aparecendo, então agora passe mais um corretivo, este na cor exata da sua pele(bastão ou líquido). Mais batidinhas, e elas devem ter sumido! Ainda estão querendo aparecer na foto? Pegue aquele pó compacto bem clarinho e de textura fina e pincele de leve, além de fixar, ajudar a clarear mais um pouco!
Trabalhoso? É... olheira escuras são difíceis! Mas vale a pena para acabar com elas!
- quando as olheiras são mais claras(mais de cansaço), é mais tranquilo... um corretivo no tom exato da pele costuma resolver. Mas, se for uma pele mais madura, deve se tomar o cuidado de não aplicar em excesso, pois isso pode marcar muito a pele; use corretivo líquidos e como falei na postagem anterior: um iluminador gel ajuda muito!
- espinhas: para as vermelhinhas, depois de passar uma base de boa cobertura adequada ao seu tipo e tom de pele, aplique um corretivo adequado a seu tipo de pele apenas naquelas mais aparentes. A melhor maneira é aplicar com dedo de leve para não retirar a base e não espalhar demais o produto. Em seguida o pó compacto para fixar, e da mesma forma colocado de leve no local da acne para não retirar o que já foi passado. Qdo temos uma espinha isolada, e maior, ela acaba se destacando mais, às vezes pode ser necessário depois de terminar toda a maquiagem, retocar com um pó compacto mais claro adicionando com um aplicador de esponjinha apenas em cima dela. Dêem uma olhada aqui e confiram o resultado de uma maquiagem em pele clara com pequenas acnes.
- manchas: aqui, mais uma vez, tudo depende... tamanho, definição, tonalidade em relação à pele...aquelas manchinhas de sol, nem sempre conseguimos disfarçar completamente, principalmente numa pele mais clara. Conforme o tamanho da área atingida é aconselhável passar uma base de boa cobertura e mais escura que a pele, para depois uniformizar com outra mais clara.
Resumindo: corretivos são ótimos aliados da nossa beleza, usando sem exageros para não cometer o erro de com isso salientar mais o problema que queremos disfarçar!
Espero ter ajudado, e se quiserem, postem comentários com suas dúvidas que com certeza responderei com o maior prazer!
Em breve mais postagens com fotos e passo a passo de maquiagens de festa!
Disfarçar linhas de expressão!
Olá, meninas! Vocês devem ter visto a enquete que fiz, e deu empate! Como disfarçar linhas de expressão e tons de corretivo... pois então, vou começar pelas famigeradas "linhas de expressão".
Já ouvi muitas mulheres reclamando que quando se maquiam, acabam acentuando as ruguinhas...ops! as linhas! E é difícil mesmo!
Bem, primeiro a área dos olhos:
- eu acho a região abaixo dos olhos a mais complicada, pois a pele é mais delicada e qualquer produto a mais tende a "criar" linhas que nem parecem existir! Pior se houverem olheiras... porque para clareá-las É preciso passar corretivo, que tende a deixar mais marcado!
- minha solução: no caso de olheiras, após hidratar e passar a base em todo o rosto, tendo o cuidado de usar menos do produto nesta região, passamos o corretivo líquido (por ser mais leve) no tom da exato da pele. Aplicar com pincel e dar leves batidinhas com os dedos(15s). Isso é muito importante, pois além de espalhar bem o produto, irriga a região, tornando-a mais lisinha.
Agora chegou a hora do iluminador gel!
Diferente dos iluminadores em pó, esse gel iluminador
disfarça e não deixa a pele marcada. O que eu uso é da Avon, ele tem uma textura bem leve, deixa um tom rosado na pele, o que também ajuda a corrigir as olheiras. Aplico uma pequena quantidade, tipo uma gotinha, no canto próximo ao nariz e também no externo dos olhos, da mesma forma espalhando com leve dedilhar... sempre drenando! Ele cria uma luminosidade na pele que com a incidência de luz, reflete, disfarçando as indesejáveis!
Bem, agora é a vez do pó compacto... o terror das linhas! Mas tudo depende da forma de aplicá-lo e do tipo de pele; no caso de peles secas o ideal é usar um pó de textura bem fina, aplicar com um pincel, espalhando com suavidade e em pequena quantidade. Se a pele for muito seca, às vêzes nem é necessário passar o pó, só um pincel "sujinho" dele já ajuda a fixar a base, corretivo e iluminador. E se você ainda achou que ficou meio marcadinho... tenho mais um truque: aplicar beeeem de leve (também dedilhando!) aquele creminho meio oleosinho, específico para áreas dos olhos, mas bem de levinho mesmo, tiquinho! Ajuda a tirar algum aspecto mas ressecado e não tira o efeito do make já feito! Faz-se isto apenas nos pontos mais marcados.
No caso de peles oleosas, pode-se usar o pó com uma espojinha, para aumentar seu poder de fixação. Até porque, normalmente, peles mais oleosas não tem tendência a formar linhas de expressão!
E ainda, se não houver olheiras mais escuras, usa-se menos corretivo...ou até só o iluminador e um pouquinho de pó.
Agora as pálpebras:
-também existem muitas variações, além do tipo de pele, formato dos olhos, profundidade, flacidez...argh! Fazer o quê...imperfeições existem, e temos é que tirar proveito delas!
Minhas sugestões:
- evitar sombras cintilantes no côncavo dos olhos, principalmente as mais claras;
- dê preferência para cores opacas, no caso de olhos fundos, cores mais claras; em pálpebras mais "caidinhas" tons terrosos criam mais profundidade e sempre lembrando de esfumar bem;
- se quiser algum brilho ou cintilância, use em pontos específicos que não comprometam a textura da pele, como por exemplo, o cantinho interno dos olhos, próximo ao nariz, (olhos juntos); o meio da pálpebra móvel, (olhos rasos); rente ao arco sobrancelha, (olhos caídos);
Quando a pálpebra superior já tem uma certa flacidez, menos é mais! Pode-se até usar cores, mas deve-se ter cuidado com a quantidade de produto aplicado.
Nas demais linhas do rosto, o ideal é evitar o pó compacto; usando uma base compacta que já deixa o efeito de pó. Se forem muito marcadas, eu sugiro aplicar o mesmo gel iluminador, mas com um pincel bem fininho, tipo de delineador; bem aonde se formam os sulcos e como ele é gel e fica sequinho, não é preciso
passar pó para fixar.
Resumindo: gel iluminador é o canal! de gotinhas em gotinhas desaparecemos com aquelas linhas! rsrs
Se vocês derem uma olhadas nas postagens sobre peles maduras, verão alguns exemplos!
E prometo em breve, fazer uma postagem com fotos específicas e um passo a passo bem descrito, aguardem!
Já ouvi muitas mulheres reclamando que quando se maquiam, acabam acentuando as ruguinhas...ops! as linhas! E é difícil mesmo!
Bem, primeiro a área dos olhos:
- eu acho a região abaixo dos olhos a mais complicada, pois a pele é mais delicada e qualquer produto a mais tende a "criar" linhas que nem parecem existir! Pior se houverem olheiras... porque para clareá-las É preciso passar corretivo, que tende a deixar mais marcado!
- minha solução: no caso de olheiras, após hidratar e passar a base em todo o rosto, tendo o cuidado de usar menos do produto nesta região, passamos o corretivo líquido (por ser mais leve) no tom da exato da pele. Aplicar com pincel e dar leves batidinhas com os dedos(15s). Isso é muito importante, pois além de espalhar bem o produto, irriga a região, tornando-a mais lisinha.
Agora chegou a hora do iluminador gel!
Diferente dos iluminadores em pó, esse gel iluminador
disfarça e não deixa a pele marcada. O que eu uso é da Avon, ele tem uma textura bem leve, deixa um tom rosado na pele, o que também ajuda a corrigir as olheiras. Aplico uma pequena quantidade, tipo uma gotinha, no canto próximo ao nariz e também no externo dos olhos, da mesma forma espalhando com leve dedilhar... sempre drenando! Ele cria uma luminosidade na pele que com a incidência de luz, reflete, disfarçando as indesejáveis!
Bem, agora é a vez do pó compacto... o terror das linhas! Mas tudo depende da forma de aplicá-lo e do tipo de pele; no caso de peles secas o ideal é usar um pó de textura bem fina, aplicar com um pincel, espalhando com suavidade e em pequena quantidade. Se a pele for muito seca, às vêzes nem é necessário passar o pó, só um pincel "sujinho" dele já ajuda a fixar a base, corretivo e iluminador. E se você ainda achou que ficou meio marcadinho... tenho mais um truque: aplicar beeeem de leve (também dedilhando!) aquele creminho meio oleosinho, específico para áreas dos olhos, mas bem de levinho mesmo, tiquinho! Ajuda a tirar algum aspecto mas ressecado e não tira o efeito do make já feito! Faz-se isto apenas nos pontos mais marcados.
No caso de peles oleosas, pode-se usar o pó com uma espojinha, para aumentar seu poder de fixação. Até porque, normalmente, peles mais oleosas não tem tendência a formar linhas de expressão!
E ainda, se não houver olheiras mais escuras, usa-se menos corretivo...ou até só o iluminador e um pouquinho de pó.
Agora as pálpebras:
-também existem muitas variações, além do tipo de pele, formato dos olhos, profundidade, flacidez...argh! Fazer o quê...imperfeições existem, e temos é que tirar proveito delas!
Minhas sugestões:
- evitar sombras cintilantes no côncavo dos olhos, principalmente as mais claras;
- dê preferência para cores opacas, no caso de olhos fundos, cores mais claras; em pálpebras mais "caidinhas" tons terrosos criam mais profundidade e sempre lembrando de esfumar bem;
- se quiser algum brilho ou cintilância, use em pontos específicos que não comprometam a textura da pele, como por exemplo, o cantinho interno dos olhos, próximo ao nariz, (olhos juntos); o meio da pálpebra móvel, (olhos rasos); rente ao arco sobrancelha, (olhos caídos);
Quando a pálpebra superior já tem uma certa flacidez, menos é mais! Pode-se até usar cores, mas deve-se ter cuidado com a quantidade de produto aplicado.
Nas demais linhas do rosto, o ideal é evitar o pó compacto; usando uma base compacta que já deixa o efeito de pó. Se forem muito marcadas, eu sugiro aplicar o mesmo gel iluminador, mas com um pincel bem fininho, tipo de delineador; bem aonde se formam os sulcos e como ele é gel e fica sequinho, não é preciso
passar pó para fixar.
Resumindo: gel iluminador é o canal! de gotinhas em gotinhas desaparecemos com aquelas linhas! rsrs
Se vocês derem uma olhadas nas postagens sobre peles maduras, verão alguns exemplos!
E prometo em breve, fazer uma postagem com fotos específicas e um passo a passo bem descrito, aguardem!
Assinar:
Postagens (Atom)